Visualizações de página

sábado, 7 de janeiro de 2012

ARBITRAGEM ALAGOANA NÃO COMEÇA BEM!


Escrito por *Prof. Don Josinaldo (07/01/12)


            É lamentável que a arbitragem alagoana não começa bem! Desde no final do ano passado travaram mal-entendidos entre alguns integrantes do quadro de árbitros, principalmente foram divulgados textos com as devidas opiniões particulares ao público que tem acesso as mídias virtuais.
            Acabou gerando um mal-estar entre árbitros, imprensa, comissão de árbitros, Sindafal (sindicato dos árbitros) e a própria FAF (Federação Alagoana de Futebol). Quando as coisas são ditas sem verificar o peso e as consequências que elas podem causar, acabam trazendo uma situação meramente desproporcional, a falta de senso crítico e a ausência de empatia.
            É preciso reconhecer que errou e pedir desculpas pelas palavras não bem colocadas para falar sobre determinado assunto ou pessoa. Isso realmente já começou a acontecer, houve a retratação por parte de um e falta a outra parte fazer o mesmo.
            Fiquei estarrecido em observar o que foi escrito por vários blogs ou site que tratavam o assunto sobre arbitragem. Dizendo que alguém não mereceu a tal homenagem, chegou em determinado lugar sem a merecer, escreve errado, é analfabeto de pai e mãe, só cresceu por questões políticas, etc...
            Quem recebe uma homenagem é porque fez por onde e não cabe as outras pessoas dizerem que não era merecido. É verdade que sabemos que há certas pessoas que chegam alhures por dois motivos: por meritocracia e por meio de favores. Então, cabe avaliar a situação. Escrever errado é preciso verificar se a pessoa que fala de outra escreve bem. Crescer depende de momentos e contextos...
            Imaginemos as pessoas que fizeram ou ainda fazem parte de comissões de árbitros e que elas não são bem vistas. Falar dessas pessoas não é fácil, já que envolve posições estratégicas e poder. Cada um deles que passaram ou passa deu ou está dando sua contribuição para que a arbitragem cresça. Claro que não salutar durar por mais de quatro anos. Também é preciso renovar quem comanda, com o tempo gera vícios, e quando volta outra vez ao poder pode trazer ainda mais.
            Senhores árbitros e que faz parte ou está ao redor da arbitragem deixe de lado denegrir a própria imagem ou a dos outros, isso só traz maus pensamentos e negatividade ao meio. Quem fala demais e não age da mesma intensidade que fala não merece crédito, merece ficar calado.
            Deixo uma reflexão para todos nós: há pessoas inteligentes que falam de ideias, há pessoas pequenas que falam sobre coisas e há pessoas mesquinhas que só falam de pessoas.


*É árbitro de futebol, consultor técnico, escritor, coordenador e professor.


Visite o blog: arbitragememfoco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário