Escrito por *Josinaldo Oliveira (29/01/10)
Todos os anos ouvimos o dilema de dizer que a arbitragem alagoana sempre tem problemas. E os clubes são prejudicados com as atuações dos árbitros. A imprensa destaca que se deve abrir os olhos!
Se isso é a causa do problema já conseguir a solução: trazer arbitragem de fora. Por que não o campeonato virá praticamente nacional? Seria uma boa proposta. Viriam árbitros de todos os estados brasileiros com grande capacidade de arbitrar os jogos das equipes ricas e de nível técnico do nosso futebol.
Já temos uma mega estrutura profissional, com estádios que dão conforto ao torcedor, a imprensa, aos árbitros, aos jogadores, aos treinadores e até os policiais. Que maravilha, somos capazes de desenvolver e promover o nosso esporte preferido e apaixonado.
Adianta os árbitros de Alagoas fazerem pré-temporada, termos uma comissão de arbitragem séria, a federação investir para que a cada ano tenha um desempenho satisfatório da arbitragem. Claro, é perder tempo e dinheiro!
Nós somos tão profissionais que já descobriram a solução para acabar de vez o problema do futebol alagoano. É trazer arbitragem de fora! Isso é um fato. Contra fatos não há argumentos.
Somos capazes de dizer que ser alagoano é não ter valor algum, principalmente, ser árbitro de futebol. Só os outros estados da nação têm árbitros que não erram e fazem jus a sua profissão.
Abramos os olhos para essa situação. Será que os nossos clubes fazem a sua parte como profissionais? São realmente técnicos ao contratar os jogadores? Administram bem as suas finanças? Claro que não. São péssimos administradores, conduzem mal as suas finanças e destroem o que é de bom de cada clube. Não existem bases de jogadores, não conhecem de regulamento algum, desrespeitam os seus torcedores e até sujam imagem do nosso futebol.
Pensar que trazer árbitros de fora vai resolver o nosso problema é uma grande mentira! Veja no campeonato brasileiro, quantas vezes árbitros de outros estados prejudicaram as nossas equipes? Várias. Mas não arbitragem de fora não erra? Os erros aconteceram e prejudicaram sim os nossos clubes.
Fico imaginando como vivemos reclamando de um problema e não pedimos que seja resolvido a situação. É preciso que tenhamos a consciência de compreender que quando um árbitro erra deve melhorar a sua postura e na próxima vez que atuar não errar mais aquele tipo de lance que errou no passado.
Abramos os olhos para dizer que nós alagoanos somos capazes de fazer algo melhor do que os outros estados do Brasil, e não somos incompetentes, estamos ainda, melhorando a nossa formação e desenvolvendo meios para minimizar erros que porventura venham acontecer. Só seremos fortes quando valorarmos aqui o que temos de material humano, sem este material fica difícil ver o nosso campeonato ser realmente de alto nível.
E mais: quando alguém de pensamento velho falar que devemos abrir os olhos para a arbitragem é porque ele se esqueceu de atualizar-se com as novas tendências de melhorar o nível de decisão correta dos fatos. O futebol não se resolve do dia para a noite, só resolve com muita ação, dedicação, compromisso e trabalho para resolver o problema. Viva ainda o pensamento ultrapassado do nosso futebol!
*É árbitro de futebol, consultor técnico, escritor e professor.
arbitragememfoco@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário