Visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Análise da arbitragem na 1ª. rodada do alagoano





Escrito por *Prof. Don Josinaldo (16/01/12)


            No clássico CRB e CSA tivemos uma arbitragem muito excelente, ou seja, sensacional. Já comentado em texto anterior. Foi muito bem o árbitro George Feitosa e os seus assistentes.
            Entre Corínthians e Penedense também foi muito boa, principalmente a atuação de José Reinaldo Figueiredo e dos assistentes.
            Já entre Murici e Sport, com arbitragem de Flávio Feijó teve uma atuação boa e sem problemas. Também os assistentes fizeram a sua parte.
            O jogo envolvendo CSE e Coruripe com a arbitragem de José Ricardo Laranjeira foi boa, mas precisa ter cuidado no posicionamento nos lances, já próximo ao final do jogo houve uma falta em favor do Coruripe e não marcou, é preciso coragem para essas situações. Já os assistentes bom trabalho.
             E o jogo de abertura entre ASA e CEO teve arbitragem de Charles Hebert, os assistentes foram Pedro Jorge e Benílson dos Santos. Sua atuação não foi boa, seu posicionamento nos lances está muito longe e deixou de marcar um pênalti em favor do CEO. Algumas advertências não foram feitas. Sei de sua competência e capacidade de comandar os jogos, por mais que torcedores falem de suas arbitragens, eles não entendem tecnicamente o que é comandar jogos. Vejo que será preciso verificar a sua postura em campo. Já os assistentes foram bem.
            Atenção CEAF, é preciso trabalhar demasiadamente com os árbitros e os assistentes as posições em campo, 90% dos erros que são cometidos na arbitragem são por causa da maneira que estão posicionados em campo. Sei do grande esforço na pré-temporada, mas vejo que continua os erros e é de fundamental importância rever isso. Com inteligência vão analisar com propriedade.
            Um exemplo disso foi o árbitro do Paraná, pertencente à FIFA, Herbert Roberto Lopes, quando se posicionava mal sempre tinha lances que ele errava feio, e no dia que ele trabalhou essa situação foi escolhido o melhor do Campeonato Brasileiro. Depois voltou a não treinar seu posicionamento. E vale para os assistentes, cuidado com o posicionamento, é necessário estudar as posições dos atacantes e dos defensores.
            E de parabéns está o site do radialista Paulo Lira (noticianamira.blogspot.com), em suas colocações bem definidas e com respeito, tratando as coisas do futebol, principalmente da arbitragem com lucidez. Na hora de comentar faz com zelo e quando sua opinião não foi correta pede desculpas. É um verdadeiro site democrático.
            Analiso com profundidade e tecnicamente as coisas relacionadas à arbitragem, não faço opiniões parciais, principalmente de árbitros e assistentes que às vezes erram, seus erros são de questões físicas, psicológicas e de posicionamento. No geral, tivemos uma atuação da arbitragem boa. Mas é preciso ter bastante atenção com esses pequenos fatos, eles podem trazer grandes problemas nas partidas do Alagoano 2012.



*É árbitro de futebol, consultor técnico, escritor, coordenador e professor.


Visite o blog: arbitragememfoco.blogspot.com


2 comentários:

  1. Como os bandeirinhas do jogo do asa foram bem? aquele do penalti deveria ter ajudado o juiz, na cara dele, cade o trabalho de equipe? Se a falta fosse fora, será que ele marcaria? Concorda?

    ResponderExcluir
  2. Prof. Don Josinaldo16 de jan. de 2012, 19:56:00

    Muito obrigado pela sua opinião e indagação. No caso do árbitro, ele estava mal-colocado mesmo, já o assistente poderia sim ajudá-lo, mas na hora do lance o árbitro tem a intenção de colocar o apito na boca, mas depois desiste, o atleta depois de ser atingido se levanta, e deixa o assistente confuso, passou dois ou três segundos como não agiu ficou ser ter dado o pênalti. Outra coisa, há árbitros que avisam os assistentes que não marquem nada. Então, não sabemos se houve essa recomendação. Ele foi bem sim, mas esse caso depende como foi dada a orientação.

    ResponderExcluir