Via Blog do Gacimba
Hoje recebi a ligação de um ex-colega e de um grande amigo que fiz na arbitragem no início da tarde. Ele estava cheio de adrenalina, como se estivesse a beira do campo para apitar, com a voz firme e decidida me informou que estava abandonando sua bonita carreira de árbitro (fato confirmado logo após no programa ARENA SPORTV). Confesso que fui pego de surpresa. Mas, Rodrigo Braghetto, o árbitro ao telefone, estava escalado para dirigir o jogo de sua vida: Santos e Corinthians, a grande final do campeonato Paulista que tanto sonhará durante os 18 anos de sua carreira? O que lhe levaria a tomar esta tão drástica decisão?
Respirei e pedi para que o mesmo contasse tudo, em detalhes. Braghetto, com seu jeito direto e sincero que sempre admirei, contou-me que havia recebido uma ligação no final da manhã de seu comandante (Cel Marinho) indagando-o a respeito de uma matéria (um post) que havia sido divulgado em um blog que afirmava que o mesmo “recebia dinheiro do Corinthians há dois anos”. Conforme relato Braghetto disse que, conforme conhecimento da FPF, ele prestava serviço (sua empresa) cedendo arbitragem ao departamento amador do SC Corinthians. Conforme relato, após a conversa, a Federação achou melhor realizar um novo sorteio para o clássico de domingo, até para preservar seu filiado. Braghetto, sentiu, naquele momento que sua carreira acabara. Me deu a liberdade de informar sua decisão imediatamente mas, este não é o objetivo deste espaço. Isso era algo que deveria fazer pessoalmente; e o fez!
Seguimos conversando e lhe disse que seu passado e presente sempre foi pautado em hombridade, sinceridade e imparcialidade, portanto, creio que sua decisão era a mais correta. Não sei se esse era o objetivo do rapaz que escreveu o post mas, pouco mais de 18 linhas encerraram o trabalho de 18 anos. Logo 2013 que tinha tudo para ser um ano inesquecível para Braghetto (e será) com a sua maior conquista profissional (esta não virá mais) e seu maior presente pessoal dado pela sua esposa Ana Silvia (Lucas, seu primeiro filho, já anunciou sua chegada).
Agora, não compreendo como uma pessoa poderia estar fazendo algo “ilegal” e publicasse no site oficial de sua empresa (lá está, citado no post, o início das atividades do campeonato amador no SC Corinthians). Será que as pessoas sabem que, nestes campeonatos, árbitros amadores são escalados e tiram sustento para sua famílias através de um suor honesto no rosto e das oportunidades cedidas pela empresa de Braghetto? Será que sabem que, através destes contratos Braghetto mantém uma ONG chamada CARTÃO VERMELHO que auxilia centenas de jovens incluindo-os ao esporte e afastando-os das ruas e outras coisas piores? Poderiam ter citado no post (para ficar mais “completa” a informação que, após a assinatura deste contrato, Rodrigo apitou 5 jogos do Corinthians com 1 vitória, 2 empates e duas derrotas, entre eles a eliminação da equipe no Paulistão do ano passado para a Ponte Preta em pleno Pacaembú e que, em nenhuma destas partidas recebeu uma crítica sequer pelas suas decisões?
Creio que a decisão de retirar-se da final foi corretíssima! Um lateral invertido seria motivo de fantasmas gigantescos virem a tona. Uma lástima pois, falando como comentarista e não como amigo, a arbitragem Paulista e Brasileira perde um de seus árbitros mais experientes e regulares no auge de sua maturidade profissional.
Como cidadão, disse a Braghetto o que externo nestas linhas: “Nada na vida acontece por acaso! Ande de cabeça erguida, como sempre andasses! Perdes o apito mas ganhas o Lucas (maior dádiva de sua vida)! Você caminhou 18 anos em busca de um objetivo que hoje lhe foi tirado a centímetros de suas mãos mas, tenho certeza que algo maior lhe será presenteado. Siga sendo o empresário, o pai de família, o amigo e o homem que és, não desvie um centímetro sua caminhada, ela lhe levará ao lugar que realmente mereces. Injustiças não são definitivas, ou melhor, sempre são corrigidas pelo CARA que ESCREVE a vida de todos nós. Deite hoje e durma em paz, como tenho certeza que dormisse durante seus 18 anos como árbitro, curta sua esposa e sua barriga crescendo. Receba o Lucas de braços abertos e, se um dia tiver oportunidade, direi que o pai dele é um homem de caráter inabalável pessoalmente.”
http://sportv.globo.com/platb/
Nenhum comentário:
Postar um comentário