Visualizações de página

domingo, 19 de maio de 2013

Conmebol: uma vergonha internacional





Toda entidade de nível internacional que se preze é capaz de exigir respeito, dignidade e segurança ao que se organiza. Mas a CONMEBOL não. Quantas competições que ela organizou e jamais foi enérgica com fatos que negativaram o futebol: invasão ao campo, agressões a jogadores, árbitros, torcedores, imprensa, etc. Torcedores que jogavam pedras, policiamento protegendo jogador que ia cobrar um tiro de canto.

Já presenciamos equipe deixar o campo antes de terminar o jogo, numa final da Copa Sul-americana, entre São Paulo-BRA e Tigres-ARG. Tantos representantes da entidade na partida foram incapazes de verificar o que houve de verdade no intervalo. Só houve uma punição branda. Deveria suspender o(s) irresponsável (veis) das competições que ela promove.

Já escalou para grandes decisões algumas arbitragens fracas, até para, quem sabe, ajudar a um time ganhar. Infelizmente, não trabalha com questões técnicas, e sim devido à pressão política.


Nesta semana houve mais um incidente entre tantos, no jogo entre San José-BOL X Corinthians-BRA, na cidade boliviana de Oruro. Tivemos a morte de um torcedor. Mas de quem foi a culpa? Dos torcedores do Corinthians? Dos torcedores do San Jose? Do clube local?  Da equipe visitante? Da polícia? Bem,a culpa é de todos.

Primeiro, a culpa é da polícia que faz a segurança do jogo, se ela deixa passar objetos proibidos em grande escala mostra que há fragilidade na fiscalização. Vimos nas imagens que a torcida local estava com mais objetos proibidos do que a torcida visitante, claro, principalmente, pelo maior número de pessoas. E por que a polícia não impediu de entrar? Ela é que tem mais culpa nesse episódio. Que jogou também tem culpa, e os torcedores locais entram nessa lista. E o delegado da CONMEBOL nessa parida por que não mandou parar o jogo até que o policiamento retirasse os objetos que não estavam autorizados? E a organização local que não agiu antes?

Vejo que a FIFA ainda faz vistas grossas para os incidentes que ocorrem nas competições organizadas pela CONMEBOL. Já deveria intervir na representação da América do Sul, há muito tempo o seu presidente e a cúpula que a representa é omissa. Só quis punir com mais força os clubes brasileiros, e os outros times que fazem coisa pior também ficaram sem punição até hoje.

Se tivessem agindo há anos, não estaríamos falando da omissão de quem deveria gerir de forma correta uma competição importante. É hora de fazer valer de forma pesada para quem comete atos ilegais, violência dentro e fora de campo, interditar estádios que não dão segurança sequer para bater um escanteio.

Quando aprenderem a ser profissionais e organizarem um evento de grande porte, saberão o valor de serem exigentes.
Numa Copa do Mundo atualmente isso não acontece. Sabe por quê? Porque não há espaço para amadorismo, envolve muita gente e há vidas em jogo.

E o árbitro ele sabia que as torcidas não poderiam estar com objetos proibidos, por que não agiu também? Por que ele relatou um fato que ele não viu? Se foi a versão de terceiros, por que não informou na súmula? Deveria ser punido pela sua omissão.

Quando a CONMEBOL será de verdade uma entidade séria?

APOIO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário