Thyago Costa Leitão e Edmilson Timóteo, que se aposentou da arbitragem foram os assistentes
20/05/2013 - No ultimo domingo (19) foi jogada a final de mais um campeonato piauiense no Estádio Lindolfo Monteiro na Capital Teresina. Desta vez o grande campeão foi a equipe do Parnahyba que é a equipe mais antiga do Estado, pois foi fundada em 1913. O Tubarão do Litoral como é conhecido faturou seu 13º titulo - o quinto da era profissional - mesmo enfrentando serias dificuldades durante os quatros meses de Campeonato. Os problemas foram enormes, entre eles falta de apoio, salários atrasados, greve de jogadores e até mesmo ameaça de desistir da competição. Todos os problemas não abalaram o treinador Paulo Moroni, que conseguiu unir o elenco diante das adversidades para alcançar o objetivo traçado.
Mas se o Parnahyba foi o grande campeão
dentro de campo enfrentando dificuldades, não podemos esquecer e deixar de enaltecer a arbitragem do Estado que após enfrentar grandes dificuldades, mudou dirigentes, corrigiu a rota e vem tendo bom aproveitamento podendo ser notado durante todo o campeonato e o que é melhor, com 100% de arbitragem local. Esse fato por si só já merece o parabéns do Apitonacional que é contra a importação de árbitros por qualquer Estado da Federação por entender que inibe a revelação de novos valores do apito entre tantos outros fatores. Enquanto estados com investimentos bem maiores na arbitragem importam apitadores de outros estados com qualidade duvidosa, Piauí aposta no seu quadro dando oportunidades e assim vem lapidando seus e preparando nacionalmente seus novos valores.
Pelo menos duas grandes promessas já são realidades, o árbitro Antonio Dib Moraes de Sousa e o assistente Thiago Costa Leitão que foram escalados em diversos jogos do brasileiro de 2012, na Copa Brasil e Copa do Nordeste em 2013.
A arbitragem piauiense que era comandada até pouco tempo atrás de forma retrograda por coronéis da PM, teve um grande salto de qualidade com a chegada na CEAF do ex-árbitro João José Leitão que reestruturou o quadro dando oportunidades para o surgimento de novos talentos. Para auxiliá-lo neste trabalho, Leitão contou com a ajuda imprescindível de José Steiffel de Araújo como membro da comissão de arbitragem e Francisco de Assis Ferreira como instrutor físico.
Antes do sorteio para a final o presidente José Leitão falou sobre os árbitros da final e afirmou que o quadro de arbitragem vem recebendo novas peças, com realização de cursos aprimorando ação dos profissionais.
"Quando chega a decisão do campeonato, os times procuram escalar seus melhores jogadores. Vamos fazer o mesmo. Colocaremos no sorteio os dois árbitros que estão atravessando a melhor fase entre todos que trabalharam no certame. Esses dois, de acordo com a avaliação da CEAF, são o Júnior e o Dib" frisou Leitão.
As revelações
Apesar de já estar a algum tempo na arbitragem, Antonio Dib faz parte do projeto de renovação da arbitragem piauiense desenvolvido pela CEAF - Comissão Estadual de Arbitragem. Com dez jogos apitados e melhor avaliação da atual temporada, coube a ele a responsabilidade de fechar o ano no comandando da grande decisão do Estadual. Esta foi sua segunda final do certame principal da Federação de Futebol do Piauí. Em
2011 ele também dirigiu a partida final entre Comercial e 4 de Julho, quando o time de Piripiri sagrou-se campeão piauiense.
Maior revelação da arbitragem piauiense nos últimos dez anos, Dib foi lançado na Copa Piauí de 2009. A nível nacional, já dirigiu vários jogos do Campeonato Brasileiro da Série B, C e D e Copa do Brasil, chegando a atuar como árbitro adicional na Série A de 2012, na partida São Paulo 1x0 Cruzeiro partida da 26ª rodada disputada no Estádio Morumbi, em São Paulo.
Formado em História, Antônio Dib tem 30 anos e, fora da arbitragem, é soldado da Polícia Militar do Piauí, lotado na cidade de São João do Arraial.
Fisioterapeuta, tem 25 anos, formou-se arbitro em 2006, estreou na CBF em 2011 na partida Comercial-PI 1x2 Independente-PA sendo assistente do árbitro cearense Francisco Assis Almeida Filho. Em 2012 trabalhou em três partidas da Série B, duas da C, uma da D e uma da Copa do Brasil (Horizonte-CE 2x0 America-RN).
Este ano trabalhou em diversos jogos da Copa do
Nordeste, em duas partidas da Copa do Brasil Masculino e uma do Feminino.
Despedida
Para o assistente Edmilson Timóteo da Silva, a partida de domingo foi a sua ultima como árbitro de futebol em partidas profissionais. Timóteo já havia anunciado que este seria seu último trabalho como árbitro de futebol. Professor de educação física, 44 anos, dos quais vinte foram dedicados a arbitragem piauiense.
Eleito Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol
Profissional do Piauí (SINDAF-PI) no biênio 2010/2011 em substituição a José Steifel de Araújo Silva sendo sucedido em janeiro de 2012 por Antonio Santos Nunes.
Veja abaixo a escala completa da final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário