Escrito por *Josinaldo Oliveira (03/01/10)
Todo campeonato que se preze precisa de um bom andamento. Cada contexto é necessário analisar com muito cuidado e atenção, principalmente, uma coisa chamada dignidade recíproca.
Este ano vai iniciar um campeonato cheio de perspectivas para todos os clubes que disputam o certame. E até quando será de bom grado? Até que nós que fazemos parte possamos compreender que só é possível um campeonato excelente quando a nossa arbitragem vai bem. Isso mesmo!
Qualquer evento futebolístico ou esportivo deve em primeiro lugar primar por uma arbitragem local que seja de excelência. Quando isso acontece teremos o que analisar de boa desenvoltura.
A arbitragem de casa faz milagre sim, só será preciso incentivar e apoiar aqueles que dirigem as partidas e que zelem por uma conduta correta e de acordo com as regras de futebol.
Já os clubes devem observar que será necessário o mister de planejar-se para não cair na famosa desgraça da incompetência de conduzir as estratégias de ser um time apenas de mera participação.
Os árbitros são os que vão começar um campeonato cheio de estrelas e terão muitas dificuldades para conquistar o respeito e confiança principalmente dos torcedores. E dos clubes? Sempre foram vistos como vilões.
Vilões são aqueles que necessariamente não fazem o que manda a legislação vigente, não respeita o que deve ser feito e jamais vão querer o bem do futebol.
Ninguém chega a algum lugar sem os seus méritos. Já pensou se tivéssemos que chamar um narrador esportivo de fora porque aqui não temos alguém competente?
Lembre-se disto: é preciso valorar o que temos de bom, no caso dos árbitros, ou sempre seremos uma província futebolística sem pé e cabeça. A cada ano que chamamos árbitros de fora diminuímos o nosso potencial de sermos alagoanos. É preciso entender que só funciona muito bem quando somos capazes de reconhecer os nossos talentos, não importando onde eles estejam. Viva o Campeonato Alagoano 2010!
*É árbitro de futebol, consultor técnico, escritor e professor.
arbitragememfoco@gmail.com
www.arbitragememfoco.blogspot.com / www.futebolalagoano.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário