Escrito por *Josinaldo Oliveira (27/21/11)
Por que arbitragem de fora? Seria uma péssima proposta. Poderiam vir árbitros de qualquer estado brasileiro, principalmente da FIFA com grande capacidade de arbitrar os jogos das equipes pobres e de nível técnico baixo do nosso futebol.
Já temos uma fraca estrutura profissional, com estádios que não dão conforto ao torcedor, a imprensa, aos árbitros, aos jogadores, aos treinadores e até os policiais. Que desgraça, somos incapazes de desenvolver e promover o nosso esporte preferido e apaixonado.
Adianta os árbitros de Alagoas fazerem pré-temporada, termos uma comissão de arbitragem que tenta melhorar o nível e a federação investir para que a cada ano tenha um desempenho satisfatório da arbitragem. Claro, é perder tempo e dinheiro!
Nós não somos tão profissionais que ainda não descobrimos a solução para acabar de vez o problema do futebol alagoano. E parece que só há uma: trazer arbitragem de fora! Isso é um fato vicioso. Contra fatos aparecem argumentos desfavoráveis.
Nós não somos capazes de dizer que ser alagoano é não ter valor algum, principalmente, ser árbitro de futebol. Só os outros estados da nação têm árbitros que são melhores do que aqui.
Então, me responda uma coisa: Por que o campeonato carioca que tem uma arbitragem que é pior do que a do campeonato alagoano não solicita árbitros de fora?
Que vergonha esta situação. Os nossos clubes não fazem a sua parte como profissionais! São realmente péssimos em contratar os jogadores, treinadores, que me diga já foram 9 até agora. Administram sem competência as suas finanças e sem contar com as mazelas que fazem e deixam nos seus respectivos clubes rombos de todos os lados. Ainda conduzem mal e destroem o que é de bom de cada clube. Não existem bases de jogadores, aliás, para quê? Se o que vale para o torcedor é ter jogador de fora mesmo. Os cartolas não conhecem de regulamento algum, desrespeitam os seus torcedores e até sujam imagem do nosso futebol.
Trazer arbitragem de fora não vai resolver o nosso problema, isso é uma grande mentira! É preciso que tenhamos a consciência de compreender que quando um árbitro erra deve melhorar a sua postura e na próxima vez que atuar não errar mais aquele tipo de lance que errou no passado. E devemos refletir que somos todos alagoanos, ou não? Você já viu um gaúcho dizer que ele ou o estado não presta? Não.
Nós alagoanos somos capazes de fazer melhor do que os outros estados do Brasil sim, e não somos incompetentes. Só seremos fortes quando valorarmos aqui o que temos de material humano, sem este material fica difícil ver o nosso campeonato ser realmente de alto nível. Sem contar que o nosso estado de Alagoas já tem um árbitro, goste ou não. Chama-me Francisco Carlos do Nascimento.
Viva as mentes ruins e viciosas de Alagoas!